Bom, antes que você vá pra São Paulo, gostaria de tirar umas dúvidas e definir o que exatamente tenho que apresentar.
Conceitos
Liberdade:
- Momotaro parte à procura da ilha de Onigashima para derrotar os monstros que amedrontavam o seu vilarejo e assim libertar a todos.
- É um game de plataforma, gênero no qual o pulo é a característica mais importante. No game, tem um valor muito grande, onde Momotaro é capaz de evoluir esta habilidade como qualquer outra mais convencional de um game de ação ou RPG - magia, defesa, sorte etc -, podendo executar até 15 tipos diferentes de saltos.
- O projeto busca soluções inovadoras para o gênero, então a liberdade de experimentação é muito importante.
Inocência:
- Momotaro decide viajar sozinho, sem nem mesmo pensar nas consequências de se aventurar em mundo vasto, cheio de perigos, e ainda achar que pode ir até a ilha de Onigashima e acabar com todos os demônios. É também inocência dos animais que decidem correr risco de vida por causa de alguns bolinhos. Pra eles, é como se tudo fosse uma brincadeira.
- É uma lenda contada pra crianças.
Resgate:
- O game é um resgate da época em que o gênero plataforma alcançou seu ápice.
O conceito se define nestas três palavras. Acha que está bom? Depois de ter pesquisado mais sobre o Japão, principalmente seus mitos e sua arte, e já com o primeiro inimigo finalizado, fiquei pensando que a arte do game não precisa necessariamente ter personagens e cenários exageradamente bonitinhos. Tá certo que a lenda é pra crianças, mas o game não é só pra crianças e se dermos uma olhada na arte dos games similares ao deste projeto dá pra notar que, em muitos casos, os personagens nem são tão bonitinhos.
Público-alvo
- Jogadores casuais ou hardcore;
- Apreciadores de cultura japonesa;
- Saudosistas (jogadores que preferem games mais antigos);
Penso que o público pode abranger todas as faixas etárias, não somente crianças. Mas claro que o game, segundo o conceito de inocência, não terá nenhum conteúdo impróprio para menores. O que acha?
Personagens
Sabemos com certeza que são seis: Momotaro, seu pai adotivo, sua mãe adotiva, o papagaio, o cão e o macaco. A lenda não especifica quem são os inimigos (apenas diz que são onis (demônios)). Então, por dispormos de pouco tempo, pensei em fazer os personagens conhecidos mais cinco onis:
- Momotaro
- Pai
- Mãe
- Papagaio
- Cão
- Macaco
- 5 onis
No caso dos onis, vou fazer mais três comuns - cada um de uma classe -, um chefe - que é a planta carnívora abaixo -, e um do tipo summon (invocação) - darei mais detalhes disto no Game Design Document.
O que acha?
A imagem abaixo é a primeira arte finalizada do projeto. É um inimigo de nível alto, bem forte mesmo. É o que se chama nos games de chefe ou "chefão". O acabamento também segue a idéia de pintura, com linhas de lápis mesmo, bem adequado para artes de concepção, as quais, em geral, são feitas com aparência de rascunho ou esboço mesmo, pintadas muitas vezes manualmente. Na maioria das vezes a aparência dos personagens nas artes de concepção não é seguida nos personagens finalizados.

Este é o pai de Momotaro. Gostei do traço, porém pretendo finalizá-lo à maneira da planta carnívora.
Exemplos de concept art de alguns games famosos:
Vou deixar a aparência de arte japonesa para os menus, ícones e grafismos. Para os personagens, acho mais interessante que tenham volume.
Regiões
Como são muitas regiões, pensei em fazer uma espécie de mapa-múndi onde todas as regiões são representadas, em vez de fazer uma arte pra cada uma. Seria como nos games do Mario. Pode ser? Se não, seria aceitável fazer umas três somente, no nível da imagem abaixo?
Porque assim, conseguiria tempo pra fazer umas três ou quatro ilustrações da lenda, pra mostrar na apresentação. Ou não precisa?
Menus
Pois é, aqui eu agarrei! Fiz vários testes, mas ainda não ficaram do jeito que eu quero. Por isso eu queria pedir pra poder fazer a fase primeiro (na verdade parte dela), por ser mais complexa e a única que realmente deve ser animada. O tempo tá muito curto, então eu prefiro ter que gastar a maior parte dele na fase, pois é a que tem a maior quantidade de ilustrações e possui várias animações - cenário, Momotaro (pulo e corrida) e dois inimigos -, além de alguns esquemas que eu vou ter que fazer pra explicar as funcionalidades daquela tabela. Os menus podem ser apresentados como slides, caso não dê tempo de fazê-los, não é?
Abaixo tem algumas imagens que eu criei para usar no menu front end - como eu ainda não sei... XP. São do mesmo estilo do passarinho que eu te mostrei. Acha que funciona?
Bom, por enquanto é isso... Estou de cabelo em pé por causa do projeto. Ainda estou muito indeciso sobre qual linguagem visual seguir, sem contar o pouco tempo que resta... Vou acabar de escrever o Game Design Document enquanto você não responder. Acha que devo ter atendimento amanhã? Bom, de qualquer forma espero anciosamente por respostas.
Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário