Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Definição do Conceito

Conceito:

Musashi mukashi, aru tokono ni


Há muito que já venho pensando em uma palavra ou frase que pudesse representar o conceito do projeto. Já tinha até criado aqui no blog o post Lendas Japonesas, mas não tinha me atentado.

Nessa página do Nihonsite, a jornalista Erica Noda explica que a histórias antigas - ou mukashi-banashi - começam com a expressão "Musashi mukashi, aru tokono ni" (Há muito tempo, num certo lugar). Muito legal isso! Acho que essa expressão é justamente o conceito do projeto! /o/

Motivos:

- O objetivo do projeto é criar o protótipo de um game do gênero plataforma, este que durante os últimos anos vem perdendo sua participação no mercado de consoles. Objetiva mostrar que a possível decadência do gênero é uma questão de design, não do próprio gênero. Seria, então, um resgate da chamada "época de ouro", que compreende a era dos consoles de 16 e 8 bits.
Assim, essa idéia de "há muito tempo, num certo lugar" representa tanto o caráter de tradição que a lenda traz para o projeto como também representa uma tentativa do projeto de continuar a evolução do gênero de onde ele parou, como se essa época de ouro fosse esse "certo lugar".

- Toda a parte estética do game produzida até agora foi influenciada pela arte japonesa tradicional, da história milenar japonesa, de "há muito tempo, num certo lugar".

- A expressão é japonesa, então evidencia mais ainda a idéia de Japão que o game carrega. Claro que não precisa ser necessariamente a expressão original, porque eu acho que funciona traduzido também. XD

O que acha? Preciso com urgência saber disso, já que tenho que acabar o texto hoje à noite - depois que voltar do estágio - pra te entregar no máximo até amanhã de manhã. Assim, se você puder, poderia por favor ler e me dizer se eu posso entregar pra banca.

Nenhum comentário: